Vendedores: como identificar a senioridade e progressões na carreira

Compreender o nível profissional é importante para o vendedor e o varejo

segunda-feira 22 de maio de 2023

POR: coopvarejo

O plano de carreira é um combustível para qualquer profissional. Saber que está em um ambiente de trabalho que valorize seu crescimento profissional é uma das maiores motivações e um “empurrão” para o aumento da produtividade.
No caso das empresas e varejos, entender qual o nível de cada profissional leva a uma gestão mais assertiva, onde cada cargo é ocupado por alguém que realmente atenda às necessidades.
O primeiro passo para perceber em qual nível profissional a pessoa está é conhecendo as faixas de senioridade usadas no mercado e o que se espera de cada uma.

Faixas de senioridade
Junior: pessoas que estão adentrando na profissão e precisam de mais orientação e apoio para realizar as tarefas.
Exemplo no varejo: estoquista
Pleno: pessoas que executam bem suas tarefas e raramente precisam de apoio.
Exemplo no varejo: vendedor ou caixa
Sênior: pessoas que dominam muito bem as habilidades da profissão a ponto de terem maior autonomia e sabem lidar com responsabilidade e até mesmo gerenciar outras pessoas.
Exemplo no varejo: gerente
E como identificar quem se encaixa em cada nível?

Tempo de experiência

Muitas pessoas dizem que o tempo é relativo, que existem profissionais ótimos que estão há pouco tempo na profissão, enquanto existem aqueles que trabalham há anos e não tem as mesmas habilidades.
Isso pode ser verdade, mas é importante ver o tempo de mercado. Mais tempo, mais situações diversas o profissional lidou. Um cargo mais Sênior normalmente pede alguém com no mínimo 3 anos de área.

Gerenciamento de imprevistos
O vendedor pode ser ótimo em suas tarefas do dia a dia, porém, pode não saber lidar com situações imprevisíveis. Isso pode indicar alguém mais Pleno. Enquanto, o Junior não pensaria em lidar e o Sênior já estaria preparado.

Proatividade
Sabe aquele vendedor que sempre busca conhecimento, pensa em estratégias novas e até oferece ajuda em funções que não são dele? É um exemplo perfeito de alguém que merecia um cargo Sênior.
Além disso, vale identificar outras habilidades que um profissional do varejo precisa ter e necessidades específicas do seu negócio.

Aqui na Coopvarejo, a gente se preocupa em encaixar profissionais em cargos que estejam de acordo com o nível de senioridade. Quer saber mais? Fale com a gente pelo telefone (11) 4163-1056