Varejo tem alta de 1,7% em vendas no Dia das Crianças
segunda-feira 4 de novembro de 2019
POR: MAPA Comunicação
O Dia das Crianças este ano teve resultados positivos. De 5 a 11 de outubro, as vendas no varejo do país cresceram 1,7% em relação ao mesmo período de 2018. É o que revelou na última quarta-feira (16) o Serasa Experian no Indicador de Atividade do Comércio.
De acordo com a empresa, esse foi o melhor desempenho do comércio até então, superando Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Mães. No período que antecedeu a data (4 a 6 de outubro), no entanto), houve queda de 3,2%, quando comparado com os dias equivalentes de do ano passado (5 a 7 de outubro).
Em São Paulo, principal mercado de consumo do Brasil, as vendas cresceram 0,4% quando comparadas com as de 2018. O movimento no fim de semana seguiu o registrado em todo o país e teve recuo de 0,3% com relação ao período equivalente do último ano, avalia o Serasa Experian.
Os números confirmam a tendência de crescimento vista no início de setembro, segundo o Serasa Experian. “O comércio no Dia das Crianças ainda foi positivamente impactado pelo aumento na massa de rendimentos da população brasileira, ou a soma da renda das pessoas, que, aliada a queda dos juros e da inflação, acabam beneficiando o varejo”, justifica.
Mas por que os números deste ano são tão relevantes assim? Ao olhar pelo retrovisor, o Dia das Crianças em 2018 teve o melhor desempenho no varejo dos últimos seis anos. Para se ter uma ideia, o comércio no período que compreendeu a data, de 5 a 11 de outubro, apresentou aumento de 4,7% em vendas em relação a 2017.
Naquele final de semana do Dia das Crianças (5 a 7 de outubro), houve incremento de 4,9% em todo o Brasil na comparação com o final de semana equivalente ao de 2017 (6 a 8 de outubro).
Em São Paulo, porém, as vendas realizadas na semana do Dia das Crianças foram mais expressivas. O varejo viu uma alta de 5,4% em 2018 ante a mesma semana do ano anterior. No fim de semana da data comemorativa, as vendas subiram 6% em relação ao mesmo período de 2017.
Entre novembro e dezembro, há ainda duas grandes datas aguardadas pelo comércio em todo o Brasil: Black Friday e Natal. E aí, como andam suas expectativas para o fim de ano?