Varejo brasileiro cresce 2% no primeiro semestre

quarta-feira 17 de julho de 2019

POR: MAPA Comunicação

Apesar da gangorra econômica deste primeiro semestre de 2019, o varejo apresentou crescimento nas vendas de 2% no primeiro semestre, conforme o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado). Em termos nominais, número que reflete o que o varejista de fato observa na receita das suas vendas, o ICVA apresentou alta de 5,4%.

 

Com a manutenção da menor taxa SELIC dos últimos 7 anos e com a tendência de diminuição para o 2º semestre deste ano, dos atuais 6,5% ao ano para 5%, o varejo tem perspectivas positivas, sobretudo até o fim do ano.

 

Somado ao aumento de vagas no comércio, que historicamente ocorre no segundo semestre, há previsão de impacto positivo no varejo, com aumento da confiança dos consumidores e, por consequência, na aquisição de novos produtos.

 

Conforme estudos do IBGE e FECOMERCIO o número de famílias brasileiras endividadas em 2019 diminuiu, em comparação ao ano anterior. Com a retomada do crescimento do comércio dos últimos dois anos, sem levar em considerações reformas que podem ser aprovadas em breve, certamente o reaquecimento e crescimento das vendas estão garantidos.