Se inspire na Black Friday americana para vender mais!
Uma das datas mais promissoras para o varejo está próxima. Veja como se planejar!
segunda-feira 17 de outubro de 2022
POR: coopvarejo
A Black Friday se popularizou primeiro nos Estados Unidos e ganhou força total em 2001. A data acontece sempre na penúltima sexta do mês, na emenda do feriado do Dia das Graças, e ficou conhecida pelo mundo todo com imagens de pessoas desesperadas para adentarem em lojas e com os filmes americanos que retratavam o evento.
Com o tempo, outros países viram na data uma oportunidade a mais de faturamento, inclusive o Brasil. Foi em meados de 2010 que a Black Friday começou a fazer parte do calendário do varejo brasileiro.
Que tal se inspirar na Black Friday original para faturar mais?
Foque nas compras de Natal
A data da Black Friday não é por acaso. A preocupação em comprar presentes e decorações natalinas começa no final de novembro mesmo. Lá, nos Estados Unidos, as pessoas aproveitam a emenda do feriado para fazer as compras e aproveitar os descontos. Por aqui, não é feriado, mas a Black Friday do Brasil sempre se estende.
O ideal é reduzir os preços principalmente dos produtos mais buscados para presentear. No Brasil, a procura também é grande por eletrônicos e eletrodomésticos.
Realmente abaixe os preços
As cenas de pessoas se espremendo para entrar em uma loja ou até brigando por um item não é ficção. Os preços realmente compensam nos Estados Unidos. No Brasil, muitas pessoas não “acreditam” na Black Friday.
Quem realmente quer faturar por aqui precisa mudar o comportamento com as ofertas:
- Os descontos mais atraentes são acima de 30%
- Não aumente os preços um mês antes para na data vender pelo preço original, os consumidores acompanham os preços e sabem as lojas que estão fazendo isso
- No varejo digital, incentive a compra com frete grátis
Coloque em liquidação os produtos da temporada anterior
Para não ter prejuízo, as lojas nos Estados Unidos ofertam muitos produtos da temporada anterior, principalmente roupas. Com brinquedos é mais difícil fazer isso, a busca é por lançamentos para presentear.
Para os varejistas brasileiros do setor de vestuário, vale colocar em liquidação as peças que sobraram do outono/inverno.
Como o foco de muitas pessoas é comprar eletrodomésticos e eletrônicos, o desconto pode ser nos modelos anteriores desses produtos. Por exemplo, a marca x lançou uma nova geladeira agora em outubro, não é necessário ela entrar no desconto da Black Friday, mas a versão anterior dela sim.
Estenda o horário da loja
Nos Estados Unidos, as lojas costumam abrir mais cedo durante a Black Friday. Considerando que no Brasil, a maioria das pessoas está no trabalho, a alternativa é abrir durante a madrugada.
A recomendação não é na madrugada de quinta para sexta, mas sim de sexta para sábado. Por exemplo, deixar a loja aberta 24h da sexta para o sábado.
Aumente o número de vendedores
A CoopVarejo pode ajudar os varejistas com esta dica. A cooperativa fica responsável em buscar talentos com perfil compatível para cada varejo. É importante não faltar atendimento e caixa durante a Black Friday. Se quiser saber mais, fale com a equipe da CoopVarejo pelo telefone (11) 4163-1056.