Pesquisa aponta preferência da Geração Z em comprar em lojas físicas
Jovens acreditam que compras em lojas físicas ajudam na saúde mental, permitindo um tempo para se desconectar das redes sociais
sexta-feira 27 de setembro de 2019
POR: MAPA Comunicação
Um estudo realizado pela AT Kearney com 1.500 consumidores revelou que os jovens com idade entre 14-24 anos preferem fazer compras nas lojas físicas do que online. Destes, 81% afirmou que gosta de comprar nas lojas pessoalmente, sendo que 73% preferem desta forma para descobrir novos produtos
A intitulada geração Z tem a crença de que as compras nas lojas físicas funcionam como uma forma de escape e ajuda na saúde mental. Chamada por eles de “terapia de varejo”, 58% dos pesquisados afirma que quando estão nas lojas pesquisando e olhando as prateleiras isso permite com que eles se desconectem das mídias sociais e do mundo digital por um tempo.
Em um comunicado para a imprensa, Nora Kleinewillinghoefer, diretora da AT Kearney disse: “Acho que uma das coisas que a pesquisa nos mostra é que, apesar de ser a primeira geração completa de nativos digitais, a Geração Z está olhando para o varejo físico como uma maneira de desconectar do estresse das mídias sociais enquanto, ao mesmo tempo em que se aproxima emocionalmente dos influenciadores e celebridades on-line que eles seguem”.
A pesquisa também trouxe uma informação interessante, nela foi possível constatar que o estresse é algo recorrente às pessoas da Geração Z, e que por isso, este público tende a consumir mais produtos nas categorias de bem-estar e saúde. Dentro da pesquisa os números abaixo foram citados:
- 23% das pessoas estão estressadas ou sobrecarregadas com a noticias
- 22% relataram estresse por conta das mídias sociais
- 38% disseram estar aptos a procurar opções mais sustentáveis e pagar por isso
Com isso é importante entender também a importância de se dar uma alta atenção a experiência no atendimento ao consumidor desta geração, seja ele em loja física ou online. Isto porque no ano passado, uma outra pesquisa mostrou ao setor que uma má experiência online impediu que 22% dos compradores fizessem uma compra. Número este que poderia ser totalmente convertido em vendas se o setor estiver atento às reais necessidades desta geração que vive conectada, mas procura no varejo uma forma de se desestressar do mundo online.