Panorama do varejo em 2019
segunda-feira 20 de janeiro de 2020
POR: MAPA Comunicação
O varejo brasileiro pode se alegrar. Segundo divulgado pelo IBGE, o saldo de 2019 é positivo, acumulando um aumento no volume de vendas em comparação à 2018. Além disso, o setor registrou alta de 1,8%.
Os dados animam, mas o que ajudou a definir esse cenário positivo no ano passado?
A transparência das marcas foi um dos pontos principais. O design e o preço acabaram ficando em segundo plano para os clientes, que acabaram direcionando suas escolhas para as empresas que priorizaram seus posicionamentos no quesito sustentabilidade, escolha de matéria-prima ou cultura organizacional.
Outro ponto importante que revolucionou 2019 foi a Experience Driver, em outras palavras, a experiência proporcionada ao consumidor na hora da compra. As marcas foram conduzidas a repensar a disposição dos produtos, caixa, projeto arquitetônico, localização e tudo que estava ligado ao momento de gerar encantamento.
Por fim, a Co-Branding. Nunca as marcas trabalharam tanto as parcerias para ter produtos exclusivos e em quantias delimitadas como agora. Além disso, existe também a possibilidade de designers e personalidades criarem algo em conjunto.
As projeções para esse novo ano são otimistas. O que sua marca pretende fazer para movimentar 2020?