Os presentes mais procurados no varejo
A data é uma das mais promissoras do segundo semestre e deve superar os resultados de 2021
segunda-feira 3 de outubro de 2022
POR: coopvarejo
Mesmo com a instabilidade econômica, os varejistas estimulam um aumento de vendas no período que antecede o Dia das Crianças. A expectativa é diante do comportamento do consumidor que mudou.
Nos últimos dois anos, as pessoas não se sentiam seguras saindo de casa para procurar presentes e animadas para comemorar datas, além de controlarem mais os gastos por conta de um futuro incerto. Agora, o cenário é mais otimista.
“Ano passado, estávamos em um período de recuperação econômica, no processo de abertura parcial das empresas, as pessoas também não estavam indo escolher presencialmente o presente. Então, há uma vontade reprimida de poder sair e escolher. Além disso, o segundo semestre, por si só, é bastante impulsionador, já que está dentro do período de mais sol, que as pessoas gostam mais de sair de casa. Estamos vendo também um apelo das lojas que ultrapassa a semana da criança. Então, quanto mais tempo de promoções, propaganda, apelo de consumo comercial, mais vendas vão acontecer”, afirma Victor Hortencio, economista e coordenador do Instituto Fecomércio.
Os presentes mais procurados no varejo
De acordo com um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o valor médio gasto pode aumentar 25% em comparação ao ano anterior e os produtos mais procurados devem ser:
- Brinquedos (36,2%)
- Roupas (24,6%)
- Itens de papelaria (17,3%)
- Acessórios (12,3%)
- Livros (7,3%)
- Calçados (6,6%)
- Chocolates e guloseimas (6,3%)
- Jogos (físicos e virtuais) – 6%.
Apesar dos dados serem com base na capital mineira, é uma boa estimativa para os comércios varejistas de todo o Brasil.
Em uma pesquisa para o Distrito Federal, do Instituto Fecomércio-DF, os gastos com presentes ficaram em torno de R$ 127,96 e mais uma vez o destaque vai para os brinquedos (32,3%), seguido de roupas (23%), calçados e acessórios (15,2%), doces (11,8%) e eletrônicos (6,5%).
Brinquedos em destaque
Segundo o artigo da loja de brinquedos Centroxogo, os brinquedos mais procurados para a data são:
- Tamagotchi
- Bonecas LOL Surprise
- Peluches Squishmallows
- Veículo 4×4 The Animal
- Avengers Legends
Dica para o varejista: encontre um espaço de melhor destaque no seu comércio varejista e coloque os brinquedos mencionados como os mais procurados e similares. A estratégia funciona principalmente com compradores de última hora que esperam encontrar o presente pedido com facilidade.
Varejista, como tem sido os últimos dias que antecedem o Dia das Crianças? Notou um aumento de vendas?