Oportunidades na Black Friday 2019

Brasileiros ficarão de olho nos preços e preferem varejistas que já conhecem. Aproveitar as datas comemorativas que antecedem a Black Friday é essencial

quinta-feira 5 de setembro de 2019

POR: MAPA Comunicação

O movimento do comércio com a Black Friday se iniciou nos Estados Unidos, acontecendo sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil o evento chegou em 2011 e desde então seu faturamento vem aumentado a cada ano, deixando o comércio ansioso e animado com a ideia a cada nova edição. Este ano, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro.

Na semana passada, o Google deu início ao Retail Summit, eventos que debatem a temporada de compras do fim do ano. De acordo com uma pesquisa realizada com 500 pessoas por meio da ferramenta online Google Survey, houve um apontamento de que 68% dos brasileiros ainda não tem uma definição de suas resoluções de fim de ano bem definidas. E aí a pergunta é: qual a relação disso com o varejo? Simples! Essa descoberta pode ajudar o mercado varejista em seu planejamento da Black Friday deste ano.

Quando analisamos um pouco mais esta pesquisa, 15% dos consumidores apontam um alto interesse em comprar produto. Outros pontos trazidos à tona:

  • Organizar as finanças
  • Realizar uma viagem
  • Aprender algo novo
  • Focar no bem-estar ou saúde
  • Investir na aparência (estética)

 

Os investimentos tão esperados pelo setor financeiro, devem movimentar ainda mais o 2º semestre do varejo. Isso porque além da Black Friday temos:

  • Dia do Cliente – 15/09
  • Dia das Crianças – 12/10
  • Natal – 25/12
  • Réveillon

 

Um período menor em 2019!

Um fato importante para se levar em consideração é o intervalo entre Black Friday e Natal. Em 2019 será menor quando comparado com o ano passado. Em 2018 o evento de descontos aconteceu no dia 23, este ano, acontece no dia 29, portanto é essencial um planejamento do comércio para que se obtenha um sucesso das vendas neste período.

Segundo Fernanda Bromfman, gerente de Google Customer Solutions do Google Brasil, “O brasileiro quer evoluir em várias frentes e os momentos de sazonalidade do 2º semestre devem funcionar como gatilho para compras e projetos saírem do papel. As marcas precisam estar preparadas para atender essa demanda”.

O preço ainda é o diferencial!

Ainda na pesquisa do Google, foi apontado:

  • 30,2% das pessoas ainda levam o fator “melhor preço” como aspecto mais importante na hora de se definir o local da compra.
  • Loja conhecida com 15,9%
  • Frete Grátis 15,6%

 

Além disso, 40% dos pesquisados afirmam considerar lojas que já compraram no ano anterior para consumir neste ano.

Em resumo, este é um período importante para que os profissionais do varejo ganhem espaço e conquistem os clientes em sua fase de consideração. As datas comemorativas que antecedem ao período são importantes para os varejistas ganharem espaço quando os clientes estão na fase de consideração. E você, já está com a estratégia pronta para mais um 2º semestre de alto impacto no comércio?