O que é e como funciona uma cooperativa de trabalho

Afinal, o que é uma cooperativa? É uma empresa? É um tipo de sindicato?

sexta-feira 29 de abril de 2022

POR: coopvarejo

O que é uma cooperativa de trabalho?

Afinal, o que é uma cooperativa? É uma empresa? É um tipo de sindicato? Bom, a cooperativa tem algumas características de empresa, mas não é uma empresa no modelo tradicional. E por mais que a cooperativa tenha como objetivo melhorar a qualidade de vida e integrar profissionais, é bem diferente de um sindicato.
Mas vamos entender melhor o que é: segundo o Art. 2 da Lei 12.690, “Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho. ”
Em resumo, a cooperativa é formada e gerenciada por profissionais da mesma área (associados cooperados) com o objetivo de que todos possam ter as mesmas oportunidades no mercado de trabalho, cargos com boas condições e possibilidade de crescimento.

Mas vamos entender melhor o que é: segundo o Art. 2 da Lei 12.690, “Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho. ”

Em resumo, a cooperativa é formada e gerenciada por profissionais da mesma área (associados cooperados) com o objetivo de que todos possam ter as mesmas oportunidades no mercado de trabalho, cargos com boas condições e possibilidade de crescimento.

Associado cooperado e seu trabalho para a cooperativa

Como foi colocado a cooperativa de trabalho é formada por associados cooperados.
Os cooperados que prestam serviços para empresas externas recebem seus pagamentos por meio da cooperativa, além de participarem da divisão dos lucros apurados, e não têm limite de ganhos, a depender da sua produtividade, como é o caso de outros modelos de contratação.

Apesar da ideia de que todos possam ter uma colocação profissional na área, alguns associados cooperados trabalham na própria cooperativa para administrar e organizar o funcionamento.

Mas de forma geral todos precisam colaborar com a cooperativa participando das assembleias e tomando decisões em conjunto.

Princípios de uma cooperativa

O modelo cooperativista surgiu em meados do século XVIII, durante a Revolução Industrial, e desde sua fundação tem princípios que servem como base para todas as cooperativas:

1º Adesão Voluntária e Livre: as cooperativas são organizações voluntárias, abertas para todas as pessoas com o mesmo objetivo e aptas a assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo, classe social, raça e orientação política ou religiosa.

2º Gestão Democrática: controladas por seus membros que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.

3ª Participação econômica dos membros: todos contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e o controlam democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa.

4º Autonomia e independência: as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros.

5º Educação, formação e informação: promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento das suas cooperativas.

6ª Intercooperação: as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros através da cooperação entre si com estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7º Interesse pela comunidade: trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.

Como a cooperativa contribui para cooperados e empresas?

A missão da cooperativa é que cada vez mais os profissionais de determinada área possam ter empregos bons e qualidade de vida e inserir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho. O cooperado também tem um papel de fazer a autogestão da sua carreira, de tomar decisões, de ter a escolha de onde trabalhar.

Enquanto as empresas ganham com colaboradores mais engajados, que realmente querem estar lá e com trabalho produtivo e de qualidade. E ainda não precisam se preocupar com questões burocráticas de contratação e despesas na folha de pagamento.

E aí, já pensou em fazer parte de uma cooperativa de trabalho na área varejista e ter oportunidades únicas de trabalho? Então vem fazer parte da Coopvarejo. É só acessar o formulário de inscrição para se tornar associado cooperado.