O novo varejo e vendedor 4.0: e agora?

A transformação digital é inevitável. Dentro desse contexto, o varejo não pode ficar para trás

segunda-feira 5 de agosto de 2019

POR: MAPA Comunicação

 

A transformação digital é inevitável. Dentro desse contexto, o varejo não ficará para trás: as mudanças já são reais na forma de se comunicar, vender, consumir e, principalmente, se relacionar. E como o vendedor pode se destacar nesse cenário?

 

A sociedade (no caso, o cliente) está mudando rápido e as empresas precisam se atualizar constantemente. Se isso não acontecer, as organizações perderão grandes oportunidades no horizonte. Esse novo varejo, chamado de Varejo 4.0, chega após o sucesso do varejo omnichannel e foca na jornada completa do consumidor.

 

Agora, a loja física é um hub de troca de experiências e precisa captar o comportamento do público e traduzir essa essência na adoção de novas estratégias de venda.

 

Varejo 4.0

 

 

 

Hoje, o consumidor não quer mais apenas um produto de qualidade. Ele quer aprender, tocar, ver, interagir, sentir, experimentar, escolher, criticar, comparar, co-criar, ser reconhecido, elogiar, recomendar, enfim, fazer parte.

 

Com a união entre tecnologia e mundo físico, é possível que os canais digitais sejam a primeira experiência do cliente com a marca e que ele estenda essa conexão para o mundo físico, mas também o contrário, quando o cliente sai do mundo físico e migra para o digital.

 

Estar preparado para este cenário é vital para vendedores. É preciso aceitar essa nova era e explorar, entendendo que o uso da tecnologia é importante, sem esquecer do encantamento do cliente. Diferente de qualquer máquina existente hoje, vendedores 4.0 têm empatia, criatividade, persuasão e podem exercer uma confiabilidade única, com foco no cliente.

 

O site Administradores.com trouxe cinco características desse Vendedor 4.0. Abaixo, trazemos:

 

  • Ele é um ser EMPÁTICO. Empresas pagam, pessoas compram. Entender o momento, contexto, desafios e metas do cliente e se colocar no lugar dele é o primeiro passo para uma proposição bem-sucedida;

 

  • Ele é CRIATIVO. Part-numbers e descrições de produto são funções de catálogo. O papel do vendedor é ligar os pontinhos e conectar, de forma criativa e inteligente, o desafio do prospect ou cliente à sua capacidade de resolver problemas;

 

  • Ele sabe NEGOCIAR. Além de negociar para fora (com o cliente), você precisa negociar para dentro (recursos, time, viagens). As negociações não estão só mais duras – elas estão mais técnicas;

 

  • Ele APRESENTA de forma persuasiva e assetiva. Comunicação eficiente envolve diversas habilidades. No mundo multimídia (presencialmente, via web, telefone, vídeo ou por escrito), dominar a língua (qualquer que seja ela) é pré-requisito. Estruturar a mensagem com inteligência tem técnica e método;

 

  • Ele é CONFIÁVEL. Jogue duro mas jogue limpo. “Walk the talk”. A hiperconectividade faz com que a gente saiba das coisas muito mais rápido – as boas e as ruins. Lembra daquela máxima: “notícia ruim chega logo”? Hoje em dia é “notícia chega pelo Whatsapp”.

 

 

E você, o que está fazendo para se tornar um Vendedor 4.0?