O impacto das MPMEs no faturamento do varejo

segunda-feira 2 de março de 2020

POR: MAPA Comunicação

As micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) foram as mais prejudicadas pelas crises políticas e econômicas que afetaram o Brasil entre 2013 e 2017, totalizando uma queda de 7,1% na quantidade de estabelecimentos que atuam no varejo. Mas como elas impactaram o faturamento geral do varejo?

A FecomercioSP, tomando esse ponto como base, produziu o Raio X das Micros, Pequenas e Médias Empresas do comércio varejista, um estudo exclusivo com base na Pesquisa Anual do Comércio (PAC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual os economistas avaliaram os impactos desse segmento sobre a estrutura do comércio.

De acordo com a análise, apesar da queda no número de estabelecimentos, a participação das MPMEs no faturamento geral do varejo, de 2013 a 2017, aumentou 1,8 ponto percentual, atingindo 35,5% do total (R$724,3 bilhões).

Mas o que realmente impressionou foi o comportamento das famílias brasileiras durante a crise, que optaram por consumir seus bens essenciais diretamente das MPMEs locais, impactando no crescimento de segmentos varejistas como supermercados, farmácias e perfumarias, mesmo em um ambiente de crise.

Essa situação deixa claro a necessidade da simplificação e desburocratização dos procedimentos administrativos e tributários, para que o segmento consiga mostrar o seu real potencial e contribua para a economia do país.

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