O futuro do varejo: tendências para ficar de olho

segunda-feira 9 de março de 2020

POR: MAPA Comunicação

Como é possível diminuir os riscos corporativos, como as falhas e incertezas do negócio, e ao mesmo tempo ganhar vantagem competitiva diante dos concorrentes? A resposta é simples: estar sempre ligado nas tendências de mercado.

De olho nessa necessidade de manter você varejista antenado, trouxemos alguns pontos para você ficar se antecipar ao movimento do mercado para 2020 – e para os próximos anos:

  • Inclusão: A nossa sociedade é muito diversificada, com pessoas com deficiência, mulheres, pessoas LGBTQI+ e negros, por isso um consumidor se ver representado no espaço em que compra é importante. Além de combater a discriminação, o varejo que aposta na inclusão melhora seu reconhecimento na sociedade e com o seu público. Não se posicionar a favor dessa integração não será algo bem-visto, portanto, é preciso se reinventar, agregar e incluir.

 

  • Era das experiências: Várias marcas e serviços disputam diariamente a atenção do consumidor, mas a que se sobressairá não será a do melhor ou produto mais bonito e sim a do atendimento impecável, primeiro contato inesperado e pós-venda surpreendente.

 

  • Co-branding: A associação com parceiros pode trazer benefícios como ganhos financeiros, melhoria da imagem, aumento das vendas e a possibilidade de entrada em um novo mercado. Mas fica a dica: para ter sucesso nesta empreitada é preciso escolher uma marca que tenha afinidade com o seu negócio e que exista um alinhamento de valores, visão de negócio e ideologia.

 

  • Retailment: O varejo agora procura por entretenimento no espaço físico (Retail + Entertainment), portanto as “lojas chatas”, sem interação se sem conteúdo estão se tornando obsoletas. Como os consumidores agora priorizam a experiência, o Retailment vem como uma oportunidade das marcas contarem suas histórias, apoiar causas e atrair uma comunidade de embaixadores da marca.

 

A nova década que se iniciou promete impactar nos valores, comportamentos e hábitos de consumo dos compradores. Com estas dicas já dá para ter uma noção de como preparar o seu negócio para isso. Mas lembre-se sempre de que, se precisar de uma mãozinha, estamos sempre à postos para te auxiliar, seja por nosso e-mail contato@coopvarejo.com.br ou pelo telefone (11) 4163-1056.