Natal deve injetar R$ 60 bilhões na economia brasileira
segunda-feira 16 de dezembro de 2019
POR: MAPA Comunicação
O período de Natal promete aquecer as vendas no varejo brasileiro. Uma pesquisa
realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que R$ 60 bilhões serão injetados na economia
apenas com as transações efetuadas no período nas áreas de comércio e serviços.
É apontado que 77% dos consumidores irão presentear alguém no Natal deste ano.
Ainda, 17% dos participantes ainda não decidiram se vão adquirir presentes e apenas
7% declararam abertamente não terem a intenção de presentear terceiros.
Entre aqueles que não pretendem presentear no Natal, 39% afirmam que não o farão
devido à falta de dinheiro, 15% porque não têm o costume e outros 15% estão
desempregados.
Aos varejistas de plantão, vale a pena destacar que, em média, os consumidores devem
adquirir quatro presentes. O ticket médio será de R$ 124,99, cifra que sobe para R$
143,26 entre os consumidores das classes A e B e cai para R$ 119,11, entre os de mais
baixa renda.
Do total de quem pretende comprar presentes no Natal, 23% não decidiu o valor que irá
desembolsar.
Trinta e sete por cento dos respondentes acreditam que vão gastar mais no Natal deste
ano na comparação com 2018. De acordo com a pesquisa, a principal justificativa para
29% é que eles economizaram ao longo do agora e, com isso, se sentem mais à vontade
para gastar.
Por outro lado, 27% mencionam o aumento dos preços, fato que acaba pressionando os
gastos para cima e 26% que desejam comprar presentes melhores.
O levantamento destaca que 22% vão diminuir os gastos em comparação com o Natal
de 2018. Desse total, 38% se sentem motivados pela necessidade de economizar, 31%
por estarem com o orçamento apertado e 15% por terem outras prioridades de compra.
No Natal de 2019, o meio mais utilizado será o pagamento, com quase três quartos do
total (72%). Dentro desse universo, mais da metade (56%) pagará com dinheiro e 34%
utilizarão o cartão de débito.
É importante ressaltar que 53% dos consumidores acreditaram que os preços praticados
pelos varejistas subiram neste Natal. Ou seja, é uma oportunidade para vendedores,
gerentes e demais profissionais conversarem com o cliente nessa ocasião e citar, por
exemplo, o controle.
As roupas são os itens mais desejados, figurando com 58% do total da intenção de
compras. Os brinquedos aparecem logo em seguida (40%), seguidos por perfumes e
cosméticos (34%), calçados (32%), acessórios (25%), livros (17%) e smartphones (14%).