Festa Junina: dicas de merchandising para vender mais
sexta-feira 24 de junho de 2022
POR: coopvarejo
É difícil encontrar brasileiros que não gostam de festa junina. Afinal, é uma festa que reúne comida boa, música e esquenta os corações em uma estação que o frio já está batendo na porta.
Nos últimos dois anos, infelizmente, as festas juninas foram canceladas, mas, agora, com a redução dos casos de Covid-19 e o aumento da vacinação, muitas pessoas estão prontas para curtir um arraial. Então, que tal aproveitar e preparar seu varejo para vender mais durante o período?
Faça os clientes entrarem no clima
Mesmo quem não estava no clima, pode repensar ao entrar em um lugar decorado com bandeirinhas, balões e outros elementos que rementem a festa junina.
Épocas como a festa junina são ótimas para explorar o marketing sensorial. Use a criatividade de modo a despertar sensações que levem os clientes a realmente se empolgarem.
Além das decorações, aposte nas músicas. Não precisa ser apenas as músicas tradicionais, aposte em sertanejos e forrós que também combinam com o tema.
Distribuição dos produtos
As pessoas compram de tudo em qualquer época do ano, é um fato. Entretanto, é a oportunidade de explorar os produtos do período.
Organize um lugar, de preferência na entrada da loja, use a criatividade e pense em uma decoração que traga a sensação de aproximação do cliente com os produtos.
Para mercados e supermercados, a dica é ainda mais válida pelas comidas. Crie um ambiente que a pessoa encontre todos os alimentos relacionados a festa junina em um só lugar: milho, doces da época, vinho, bolos tradicionais e ingredientes para lanches como cachorro-quente e carne louca.
Cross-merchandising
Assim como o marketing sensorial, a festa junina é um ótimo momento para testar o cross-merchandising. É uma técnica muito alinhada a distribuição dos produtos, pois a ideia é vender produtos em conjunto.
Como dito acima, imagine criar um cenário que remeta a uma mesa com toalha xadrez e com todos os produtos. O cliente pode só ter a intenção de levar uma paçoca, mas chegando lá pode se animar e querer levar outros alimentos que combinam.
Crie interação
Não consegue destacar os produtos logo na entrada? Crie uma trilha no chão para o cliente encontrar o cenário da festa junina.
Convide alguém para fazer uma brincadeira com os clientes, pode até ser algo que envolva uma promoção ou desconto.
Use as redes sociais para criar ainda mais interação. Por exemplo, crie uma playlist compartilhada no Spotify para que os clientes escolham as músicas para tocarem durante o período da festa junina.
O interessante é que todas essas dicas de merchandising funcionam em várias datas comemorativas e até fora delas. São técnicas que estimulam a criatividade e chamam atenção do cliente. Promoções e descontos são ótimos chamarizes, mas sempre vale pensar em algo que crie relações com os clientes.
O que achou das dicas? Pretende aplicar no seu varejo?