Expectativas do varejo para o segundo semestre

Datas especiais e a Copa do Mundo devem contribuir para o aumento de vendas

quinta-feira 4 de agosto de 2022

POR: coopvarejo

 

Dia dos Pais, Dia das Crianças, Copa do Mundo, Black Friday e o Natal! O segundo semestre tem tudo para ser promissor para o varejo com tantas datas especiais e com um dos maiores eventos esportivos do mundo.

Segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), as vendas podem aumentar em até 12% em relação ao primeiro semestre de 2022. O número é considerado positivo para a associação, considerando a demanda reprimida nos últimos dois anos.

A expectativa também é de os consumidores retomarem os gastos com itens não básicos, como vestuário, acessórios, perfumes, entre outros. O movimento pode acontecer devido ao aumento dos trabalhos temporários nesta segunda metade do ano, além dos pagamentos de 13º e bonificações e auxílios liberados pelo governo.

“Tem segmentos que, durante a pandemia, tiveram uma performance reduzida e nos quais, agora, o consumidor está mais motivado às compras, como tecidos, vestuário, calçados, artigos farmacêuticos, que continuam com bom desempenho, e perfumaria.

Os setores que tiveram variação negativa na última pesquisa foram construção civil e eletrodomésticos. Mas a projeção para frente já mostra que pode haver uma reversão, e o cenário tende a ser positivo”, comenta Jorge Gonçalves Filho, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), em entrevista ao portal de notícias Poder360.

Setores mais movimentados

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) registrou aumento de vendas no mês de abril de 2022 em relação a março do mesmo ano em alguns setores:

  • Móveis e eletrodomésticos – 2,3%
  • Tecidos, vestuários e calçados – 1, 7%
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria – 0,4%
  • Artigos de uso pessoal e doméstico – 0,1%
  • A projeção é que as vendas desses setores sejam ainda maiores no segundo semestre.

 

Como se preparar para o segundo semestre

Com tantas datas seguidas, é importante organizar um calendário para aplicar as estratégias. Além disso, vale pensar nos consumidores antecipados e focar nas datas antes do dia ou período.

A Coopvarejo organizou uma sugestão de calendário para ajudar os varejistas:

23 de julho a 14 de agosto – Dia dos pais
7 de setembro a 12 de outubro – Dia das Crianças
18 a 27 de novembro – Black Friday
15 de novembro a 18 de dezembro (ou até a eliminatória do Brasil) – Copa do Mundo
20 de outubro a 24 de dezembro – Natal

Como algumas datas podem se misturar, é essencial saber combinar. Por exemplo, a Black Friday pode estar atrelada a itens buscados para o Natal (presentes e decoração) ou a Copa do Mundo – descontos em produtos temáticos ou até alimentos e bebidas para acompanhar os jogos.

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