Expectativa do varejo para o dia dos namorados
Mais brasileiros querem comemorar o Dia dos Namorados em 2022 em relação aos anos anteriores
sexta-feira 3 de junho de 2022
POR: coopvarejo
Balões de coração, chocolates e vinhos… a data mais romântica do ano está próxima. A expectativa para o Dia dos Namorados não é só dos apaixonados, mas também do varejo. Afinal, depois da Páscoa e do Dia das Mães, a data é uma das mais importantes para o comércio e a que fecha o primeiro semestre.
Segundo a pesquisa da plataforma MindMiners, 72% dos entrevistados planejam presentear e tem o objetivo de fortalecer o relacionamento após o período da pandemia. Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados 2022 terá uma característica muito forte de celebrar a vida, estar próximo do outro e estreitar os laços.
Os presentes mais desejados
As categorias de presente mais desejadas seguem as mesmas de anos anteriores: roupas (24%), chocolates (23%), perfumes (24%) e flores (12%).
Com o crescimento do mercado gamer, jogos e consoles também são as primeiras opções de presente de muitos consumidores. Também há uma procura por presentes criativos e com uma característica mais emocional.
O lugar de compra
Dos entrevistados na pesquisa, 18% fizeram mais compras on-line em relação a média da população brasileira no período de 12 meses. Mas apesar de muitos optarem por marketplaces e e-commerces, alguns ainda preferem comprar em lojas de rua e shoppings – principalmente aqueles que compram em cima da hora.
Comemorações
Para fugir dos locais cheios e provavelmente do frio, 31% dos casais preferem fazer algo especial em casa. 61% querem fazer a própria refeição e devem procurar por supermercados e hipermercados (63%), atacadistas e atacarejos (29%) e mercados pequenos (26%).
Já 40% pretendem pedir algo em delivery, principalmente em aplicativos com opções variadas, como o Ifood.
Como vender mais?
Com esses dados fica mais fácil conseguir montar estratégias para as vendas na data. E para te ajudar ainda mais, separamos algumas dicas:
Kits
Na hora de comprar presentes, muitos consumidores ficam empolgados em levar mais do que o planejado. Então, vale criar alguns kits com mais de um produto. Para o setor de alimentos, kits com queijos e vinhos fazem sucesso.
Produtos combinados
A dica é principalmente para o setor vestuário, que consegue ofertar peças iguais para os casais. Até considerando o inverno, pijamas ou meias iguais para os apaixonados é uma boa opção.
Vale compras
É uma possibilidade para quem deixou para comprar o presente de última hora ou está em um novo relacionamento e não conhece muito as preferências do parceiro.
E, você, já pensou em outras estratégias para a data?