Dicas para gerenciar uma equipe de vendas
segunda-feira 11 de julho de 2022
POR: coopvarejo
Antes de gerenciar alguém, você precisa saber se gerenciar. Gerenciar não é sobre mandar.
Na verdade, é entender que você faz parte de uma equipe e tem a responsabilidade de liderar.
No varejo, a equipe de vendas está atrelada aos resultados e crescimento da loja. E a cobrança de quem gerencia é ainda maior do que em outros setores.
Para ajudar nessa missão, a CoopVarejo listou algumas dicas para gerenciar uma equipe de vendas e ter bons retornos.
Desenvolver habilidades de liderança
Para quem vê de fora, quem está em cargos mais altos, como de gerência, basicamente tem a função de delegar: primeiro,
delegar é apenas uma das funções; segundo, delegar difere de mandar e é algo que exige muita habilidade.
Por isso, gerentes precisam sempre estar trabalhando habilidades que envolvam muito mais o comportamento do que habilidades técnicas.
Em uma postagem do nosso Instagram, falamos mais de Soft Skills, que são exatamente as habilidades ligadas ao comportamento.
Então, um bom gerente pode focar em trabalhar:
- Empatia
- Relacionamento interpessoal
- Resiliência
- Trabalhar sob pressão
- Comunicação eficaz
- Colaboração
- Flexibilidade
- Capacidade de resolver problemas
- Negociação
- Ética
Criar metas alcançáveis
“Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda! ”,
a frase do filósofo Mário Sérgio Cortella se aplica muito a metas.
Imagine a seguinte situação: alguém tem o salário fixo de R$ 5 mil e tem como meta comprar uma Ferrari daqui a 10 meses. Qual é a chance de isso acontecer?
É preciso olhar para as condições que se tem no momento e planejar metas alcançáveis, que não frustre ninguém no futuro.
Metas alcançáveis são criadas a partir de estudos e contextos. Não tem como estipular que no próximo mês o comércio fará x, se no anterior fez menos do que y.
O ideal é entender o cenário atual da loja, mapear últimos faturamentos, compreender quais são os investimentos a serem realizados em marketing e publicidade e analisar as expectativas de compras para o setor.
É importante também dividir a meta. Se até o final do ano o objetivo é atingir x, crie metas mensais e semestrais. Caso for preciso, reavalie as metas maiores.
O movimento da loja diminuiu por conta de um cenário econômico? Reduza a meta. O faturamento mensal tem crescido? Aumente a meta.
Crie metas com a equipe
Além dos pontos acima, é importante escutar a sua equipe. Você não trabalha sozinho para os resultados, é algo em conjunto.
O vendedor no dia a dia com os clientes tem informações que podem contribuir muito para o planejamento.
Outro ponto interessante é acompanhar as vendas. Escutar como foi a semana, o que pode ser feito para melhorar a próxima.
Mais uma vez, o resultado só vem do trabalho em conjunto.
Entenda o perfil dos clientes
De novo quem pode ajudar com isso é o vendedor. É ele que está mais próximo do cliente.
Mapeie o perfil dos clientes e o comportamento deles no momento de compra. Isso pode ajudar a planejar as metas, mas também a pensar em campanhas de marketing,
organização dos produtos na loja, tipos de promoção, forma de atendimento e muitos outros pontos.
Ferramentas
Busque entender quais ferramentas são necessárias no cotidiano. Pode ser a instalação de um caixa a mais na loja, como a implementação de uma solução digital de CRM,
que pode contribuir muito para a dica anterior de entender os clientes.
Além disso, é importante verificar sempre se a equipe é suficiente. Muitas vendas podem ser perdidas por falta de pessoas para atender.
Saiba falar
Ser gerente também implica tomar atitudes e decisões difíceis. Alguém cometeu um erro? Fale individualmente. Nunca chame atenção de um colaborador na frente da equipe ou pior de um cliente. No momento, saiba falar com tranquilidade, não é gritando ou ofendendo que o problema será resolvido.
A equipe precisa ver o gerente como parceiro e não uma autoridade.
Crie um ambiente saudável
Este ponto se conversa com o ponto anterior. Crie um ambiente onde a equipe se sinta bem e confortável. Incentive a colaboração e a harmonia e evite conflitos e clima de competição.
Você precisa confiar na equipe, como também a equipe precisa confiar em você. Se a equipe sentir medo, não será honesta quando problemas acontecerem e isso pode virar uma bola de neve.
Busque por profissionais qualificados
Tempo de experiência e diploma podem ser importantes, mas não são os únicos requisitos para determinar se alguém é qualificado ou não. É importante buscar pessoas que se demonstram competentes, responsáveis, colaborativas e agregue a equipe.
No momento de contratar, entenda qual perfil você precisa na sua equipe e se atente a pessoas que também estejam alinhadas as necessidades da loja.
Se precisar de ajuda com isso, a CoopVarejo tem um time dedicado a encontrar profissionais qualificados no perfil proposto pelo varejo. São várias etapas que levam a encontrar colaboradores que possam ajudar o crescimento do nosso cliente.
Capacite sua equipe
Além de buscar profissionais qualificados, é importante dar recursos para que a equipe se desenvolva. Incentive a cursos, palestras e até mesmo a leitura de conteúdos que possam contribuir para o trabalho no dia a dia.
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