Dia do Cliente: 5 ações para lucrar na data
A data é muito esperada para quem já tem alguma compra planejada e quer aproveitar descontos.
segunda-feira 5 de setembro de 2022
POR: coopvarejo
Algumas datas no ano têm como foco presentear, no caso do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Enquanto, datas como Dia do Cliente e Black Friday são mais focadas em descontos e promoções.
Muitas lojas e marcas aproveitam para a estender os descontos para o período semanal ou até mensal, transformando em Semana do Cliente ou Mês do Cliente.
Clientes aguardam a data para comprar
O Dia do Cliente, assim como a Black Friday, tem uma grande procura por produtos como eletrônicos e eletrodomésticos e é uma data aproveitada por quem tem compras planejadas. Por isso, é um momento oportuno para os varejistas que desejam aumentar o faturamento do segundo semestre.
Estratégias para usar no Dia do Cliente
A famosa “queima de estoque”
Sabe aqueles produtos parados ou que já serão substituídos por novas coleções? É o momento ideal para vender com descontos atrativos.
Principalmente, na área da tecnologia e do vestuário, é muito comum o segundo semestre ter novidades, por isso, vale reduzir o estoque, faturando e dando espaço ao que está por vir.
Frete grátis
Segundo uma pesquisa da MindMiners, em 2021, 87% pessoas já desistiram de concluir a compra devido ao frete. O frete é uma via de mão dupla, se o cliente não paga pelo frete, o vendedor acaba pagando.
Por se tratar do Dia do Cliente, vale dar esse benefício aos compradores. Aproveite para aproximar clientes que moram em cidades distantes da loja, onde o frete costuma ser mais alto.
Se não for possível o frete grátis para todos, dê o frete grátis para quem gastar determinado valor.
Apresente novos produtos
Enquanto a queima de estoque acontece com produtos antigos, dê algum benefício para quem busca novidades. O desconto em produtos de lançamento é mais complicado, mas pode se pensar em brindes ou desconto progressivo.
Faça o cliente encontrar as promoções
A dica vale muito para loja física. Busque organizar a loja em promoções, se seguir a estratégia de queima de estoque e apresentação de novos produtos, separe os espaços, mas, ao mesmo tempo os destacando.
Assim, o cliente consegue visualizar com facilidade as promoções e entender onde ele pode encontrar o que tem a ver com a busca dele.
Recompense os clientes fiéis
Agora é o momento de usar a tecnologia ao seu favor. Mapeei no banco de dados os clientes cadastrados que fazem compras frequentes e os recompense com brindes ou um desconto exclusivo.
É uma forma de demonstrar a importância do cliente para sua loja, ainda mais na data. Afinal, é graças aos clientes que seu varejo funciona e cresce!
Dica extra!
Se prepare para a data ter uma demanda maior. O segundo semestre pede um número maior de atendentes e vendedores para que os clientes sejam bem atendidos. E a CoopVarejo pode ajudar com isso. Fale com a nossa equipe pelo telefone (11) 4163-1056 e saiba mais!