Contratar uma cooperativa pode ajudar sua empresa a reduzir ações trabalhistas

quarta-feira 27 de julho de 2022

POR: coopvarejo

Hoje, o Brasil tem uma série de regulamentações, denominada direitos trabalhistas, para proteger os trabalhadores e evitar exploração e oportunismo por parte das empresas.

Os contratantes precisam estar atentos a vários detalhes que integram a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
São leis com especificidades que podem levar a ações trabalhistas se não cumpridas integralmente.

Até mesmo empresas bem-intencionadas podem ser prejudicadas com toda a burocracia e complexidade que envolve os direitos trabalhistas.
Mas não se preocupe! Neste artigo, você conhece todos os direitos, benefícios considerados opcionais e como fazer uma gestão para evitar qualquer problema no futuro.

Principais direitos trabalhistas

• Descanso semanal remunerado
• Pagamento de salário no dia combinado
• Férias
• Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
• Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
• 13º salário
• Horas extras
• Adicional noturno
• Licença-maternidade
• Licença-paternidade

Ah outros direitos, como aviso prévio, pagamento no dia combinado, etc. Outro ponto importante é sobre o vale-transporte, apesar de ser obrigatório, o funcionário pode escolher em não receber ou optar, por exemplo, por um vale-gasolina.

Vale lembrar também que há benefícios opcionais, positivos para a empresa porque demonstra preocupação com os colaboradores e o gasto pode ser deduzido no Imposto de Renda (IR).

  • Assistência médica e odontológica
  • Vale-refeição
  • Vale-alimentação
  • Premiações
  • PLR
  • Parcerias com instituições educacionais e academias
  • Vale-cultura
  • E outros
O custo do funcionário

Por conta de todos os cuidados para cumprir os direitos trabalhistas, a empresa tem um custo alto ao contratar direto.

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), um funcionário pode custar até 183% do salário bruto.

Além disso, a empresa precisa ter uma área de recursos humanos e de contabilidade ou pagar esses serviços à parte, gastando ainda mais para manter um colaborador em regime CLT.

E como a cooperativa pode ajudar com isso?

A alternativa é fazer uma contratação intermediária. No modelo da cooperativa, os cooperados são direcionados a trabalhar em uma empresa externa, porém, toda a contratação e burocracia é responsabilidade da cooperativa.

Em resumo, a empresa se beneficia em ter um funcionário trabalhando para ela, mas reduz o custo e ainda fica despreocupada em não estar cumprido algum direito trabalhista.

Para se ter ideia, durante os 3 anos de história da CoopVarejo mais de 3500 profissionais foram cooperados associados, mas o número de ações trabalhistas foi de apenas 0,41%. O resultado positivo é fruto de um trabalho que visa indicar bons profissionais para as empresas varejistas enquanto cumpre todos os direitos trabalhistas e se preocupa com qualidade e bem-estar de seus cooperados associados.

Como funciona?

A equipe de seleção busca profissionais que melhor combinam com o perfil que o cliente busca para seu varejo e faz todo o trabalho de admissão.

Enquanto a equipe de recursos humanos, fica responsável em contratar, garantir o acompanhamento dos direitos e benefícios, como:

  • Despesas com taxas sindicatos em geral
  • Premiações/Comissionamento de vendas
  • Hora Extra
  • Adicional Noturno
  • Vale para Domingo trabalhado
  • Vale-transporte
  • Vale-refeição
  • Plano de saúde
  • Licença-maternidade

 

Além disso, a CoopVarejo também se preocupa em capacitar seus cooperados associados para crescerem profissionalmente e entregarem um trabalho de qualidade.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (11) 4163-1056