Consumidores pretendem comprar mais em lojas físicas na Black Friday
segunda-feira 25 de novembro de 2019
POR: MAPA Comunicação
Os consumidores estão ansiosos para fazer compras na Black Friday deste ano.
Marcada oficialmente para 29 de novembro, o evento mundial de vendas com
descontos já acontece com antecipação tímida por parte de alguns varejistas físicos
pelo país.
Donos e vendedores de lojas também devem estar tão ansiosos quanto seus clientes.
Isso porque o fluxo de pessoas nas lojas físicas deve crescer 87%, em relação com
as demais sextas-feiras de 2019. É o que a analisa a empresa de coleta e análise de
dados Seed Digital, voltada para o varejo físico.
Os corredores de shoppings e as ruas terão seu horário de pico à noite. Às 20h,
estima a Seed, o aumento de consumidores será de até 180%.
Outra nova pesquisa apresenta a média de gastos do brasileiro na aguardada Black
Friday. De acordo com a plataforma de busca de ofertas ShopFully, mais de 53% dos
entrevistados deve gastar até R$ 1.000 e mais de 15% irão gastar mais de R$2.000
em produtos.
O estudo foi conduzido com 4.814 brasileiros das mais diversas regiões do país.
O método de pagamento mais utilizado será o cartão de crédito, com mais de 62%
da preferência. O dinheiro é a opção de quase 22%, que pretendem utilizar o
pagamento em espécie para barganhar mais descontos com os métodos à vista.
Mas para quem eles vão tirar o cartão ou dinheiro do bolso? Sessenta e quatro por
centro devem fazer compras para si mesmo e 58% para a família. Animais de
estimação e amigos somam apenas 5% das intenções.
Já por volta de 75% dos compradores pretendem usar a data para adiantar compras
de Natal, indicando aí um comportamento a ser observado de perto por varejistas.
Dentre os entrevistados, 64% devem fazer compras para si mesmo e 58% para a
família. Animais de estimação e amigos somam 5% das intenções. Cerca de 75% dos
consumidores pretendem usar a data para adiantar compras de Natal.
Quem se prepara para atender clientes em lojas físicas tem um novo motivo para se
diferenciar este ano. Ainda que só 12% pretendem ir a esses estabelecimentos para
procurar formações, no entanto, 56% irão concretizar as compras nas lojas físicas.
O conceito do online para o offline (O2O) ganha mais força aqui.
Para entender melhor as pessoas que vão até lojas físicas, a pesquisa observou suas
motivações. O principal motivo para a visita é a possibilidade de ver o produto ou
experimentá-lo (57%). Já 27% afirmam preferir o método por conta da ausência da
cobrança de frete, assim como poder levar produto na hora para casa (38%).
Na sequência, 19% têm receio de finalizar compras online por conta de fraudes e,
por fim, 10% preferem conversar com vendedores especializados sobre os produtos
antes de adquiri-los. Em outras palavras, um vendedor bem preparado estará à
frente de qualquer situação.