Como preparar a equipe para as vendas de fim de ano?

As próximas semanas do ano são as mais lucrativas para o varejo.

segunda-feira 21 de novembro de 2022

POR: coopvarejo

O clima de fim de ano chegou! Além do tradicional Natal e Ano novo, a Copa do Mundo também deve movimentar o varejo nas últimas semanas de 2022.
Com tantas oportunidades, é importante o varejista se organizar e criar estratégias de marketing e de vendas, repor o estoque e analisar a equipe. Esse último ponto é essencial, considerando o aumento de clientes na loja.

Funcionários temporários

Durante o período, a equipe atual pode não dar conta da demanda. É muito comum vendas perdidas por falta de atendimento ou desistências por filas longas.
Para não aumentar a equipe de uma vez, a contratação temporária é uma das melhores estratégias de gestão: a loja contempla a necessidade para a alta demanda com os funcionários temporários; quando o fluxo volta ao normal, retorna com a equipe padrão.

Conforme a Projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 109,4 mil trabalhadores devem ser contratados neste período de fim de ano.
Pode aparentar que o modelo é vantajoso apenas para o negócio, porém, muitas pessoas que estão há muito tempo desempregadas ou que precisam de um dinheiro extra encontram uma alternativa nos empregos temporários. Além disso, é uma forma de encontrar talentos que podem ser contratados futuramente.
A Coopvarejo trabalha para encontrar vendedores de alta qualidade com interesse em trabalhos temporários.

Organização da equipe

Principalmente se a equipe estiver maior, é importante redistribuir os vendedores por setor. Muitas vezes, um setor tem vários atendentes e outros ficam sem nenhum. É ideal que todos os setores tenham alguém e, se possível, indicar um vendedor para ser o responsável por cada setor.
Orientação

Acontece muito do cliente chegar com uma dúvida até o vendedor e ele não saber como ajudar. O ideal é que todos os vendedores, independentemente da hierarquia, tenham conhecimento da estratégia, promoções e ofertas da loja e principais dúvidas que os clientes podem ter.

A equipe precisa ser composta por pessoas dedicadas e que saibam ter postura para vender e até resolver problemas. Simpatia é uma das principais habilidades para um vendedor, ainda mais nesta época do ano. Imagina um cliente comprando um presente de Natal e se sentindo maltratado?

Tudo isso deve ser levado para o resto do ano, não só na alta temporada, é assim que a loja cria vínculo e conquista fidelidade dos clientes.