Varejo de moda: tendências que impactam o consumo
Veja quais são as estratégias a serem adotadas para 2023.
segunda-feira 23 de janeiro de 2023
POR: coopvarejo
As mudanças sociais impactam diretamente no comportamento dos consumidores. Hoje, apesar dos passos lentos, temos uma sociedade mais inclusiva, receptiva à diversidade e preocupada com o meio ambiente.
Uma das áreas mais influenciadas com tudo isso é a da moda. As tendências se baseiam claramente em novos comportamentos. Para além da confecção e estilo das roupas, a venda em si, ou seja, o varejo, também passa por algumas mudanças estratégicas.
Espaços comerciais atrativos
Considerando todo o tempo de confinamento da pandemia, as pessoas querem se sentir mais livres e próximas da natureza, por isso, shoppings e galerias têm investido em espaços abertos e arborizados. As lojas em si também podem apostar em decorações que remetem a ideia de “ao ar livre”.
Lojas conceitos
As lojas tomaram outro sentido, elas não são simplesmente o lugar de compra, mas sim de experiência. Hoje, as pessoas vão à loja para se identificar com o ambiente e com o que está sendo ofertado. É importante trabalhar com lojas conceitos que entreguem experiências das mais diversas, como consultoria, provadores interativos, espaços instagramáveis, araras atrativas, entre outras.
E-commerce e recursos interativos
A jornada do consumidor está diferente, ele pode experimentar a roupa na loja e fazer a compra pelo site. O investimento em e-commerce é um diferencial para o varejo. O ponto da experiência também vale para o ambiente digital.
A Dafiti, por exemplo, lançou um provador on-line, onde o usuário pode montar seu próprio avatar para provar as roupas.
Lojas mais sustentáveis
Além de fornecer roupas que passaram por processos sustentáveis, os ambientes físicos devem demonstrar o mesmo posicionamento. Algumas estratégias sustentáveis são simples e podem ser incorporadas no dia a dia: trocar sacolas de plástico ou de papel por eco bags, sempre optar por enviar notas fiscais por e-mail, usar luzes de led, investir em painéis de energia solar, criar programas de reciclagem com roupas antigas etc.
Diversidade na loja
Todos os clientes precisam se sentir acolhidos e que estão em um ambiente seguro, por isso, é importante ter diversidade na equipe de vendedores. A diversidade também promove criatividade no ambiente de trabalho. Outro ponto ligado a isso é a acessibilidade, o espaço da loja precisa ser inclusivo para pessoas com deficiência.
Você sabia? Na seleção de vendedores da CoopVarejo, é sempre buscado pessoas com competência e com o perfil da loja, mas sempre valorizando a diversidade étnica, racial, de gênero, entre outras.