Como contratar bons vendedores? 7 habilidades que todo vendedor precisa ter
As habilidades socioemocionais são tão importantes quanto as habilidades técnicas para um bom desempenho no trabalho
sexta-feira 17 de março de 2023
POR: coopvarejo
O que se espera de um bom vendedor é que ele saiba vender, mas o “saber vender” está ligado a uma série de competências técnicas e comportamentais.
No momento de contratar, é importante entender, por exemplo, se o profissional sabe usar determinada ferramenta de venda ou uma caixa registradora, porém, são questões técnicas que podem ser ensinadas ao longo do tempo. As competências ou habilidades socioemocionais não são simples de ensinar, elas precisam ser desenvolvidas pelo próprio indivíduo.
O que são soft skills ou habilidades socioemocionais?
O termo soft skills se refere às habilidades socioemocionais no âmbito profissional. As habilidades socioemocionais são competências ligadas ao comportamento no sentido de sentir, pensar e se relacionar.
Elas são tão importantes para a sociedade que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê o aprendizado delas no ensino básico para valorizar o desenvolvimento integral do indivíduo.
Tudo isso reflete também na saúde mental e na condição de uma vida mais plena. Afinal, saber lidar melhor com as pessoas e os sentimentos diminui o estresse, os problemas e gera oportunidades.
E quais são as soft skills de um bom vendedor?
No ambiente de trabalho, os profissionais que têm as competências para determinadas funções se demonstram muito mais produtivos e empenhados a alcançar metas. Em vendas, as habilidades socioemocionais essenciais são:
1. Colaboração
Ao contrário do que muitos acham, a competitividade não leva a lugar nenhum. Entender que em diversos momentos é preciso trabalhar em equipe e escutar as outras pessoas é a forma de crescer individualmente enquanto motiva os demais a fazer o mesmo.
2. Empatia
Se colocar no lugar do outro é o melhor caminho para entender a necessidade do outro e criar confiança. Compreendendo a necessidade real do cliente, é possível vender melhor, além de demonstrar ser alguém confiável.
3. Criatividade
Venda exige criatividade. A criatividade ajuda o vendedor a descobrir como solucionar o problema do cliente, como construir uma narrativa que mostre a importância do produto ou serviço.
4. Comunicação
A comunicação é uma das habilidades mais importantes. É por meio dela que se encaminha outras competências como a empatia e a narrativa. Assim como é esperado de um salva vidas saber nadar, é esperado que um vendedor saiba se comunicar bem e tenha um bom discurso.
5. Narrativa
Aqui é uma habilidade que envolve a comunicação e a criatividade, é a capacidade de criar histórias. Ao chegar em um cliente, o vendedor precisa contar uma história de como aquele produto ou serviço é importante. A narrativa pode ser identificada facilmente em uma entrevista de emprego, quando o candidato está contando sua história.
6. Responsabilidade
O trabalho de um vendedor implica no funcionamento da loja e é a responsabilidade que cria oportunidades de crescimento. Ser responsável envolve organização, cautela e pontualidade, além de sempre ficar atento ao seu comportamento com os clientes e demais colegas.
7. Autoconfiança
Existem pessoas honestas que não são confiáveis porque elas não demonstram confiar nelas mesmas. A autoconfiança é sobre acreditar no que você faz e fala e nas suas conquistas. Alguém que confia em si passa muito mais credibilidade.
E, agora, ficou mais fácil identificar bons vendedores na hora da entrevista? Se quiser uma ajuda, a CoopVarejo tem uma equipe especializada em seleção, que consegue identificar as principais habilidades que um vendedor precisa. Quer saber mais? Fale com a gente 📞 11 4163 1056.