Como a tecnologia influencia o comportamento das novas gerações de consumidores

Compreender os novos hábitos e o jeito de comprar dos consumidores mais novos é o caminho para conquistar clientes

quinta-feira 6 de abril de 2023

POR: coopvarejo

Enquanto a geração Y ou millenials acreditava ser a geração mais tecnológica e habituada ao mundo on-line, a geração z e, posteriormente, a geração alpha mostraram o que é realmente ser um nativo digital, mudando completamente diversos comportamentos, incluindo os de compra.

Os millenials e pessoas de gerações anteriores são completamente influenciados pelas novas gerações no momento de escolher um produto ou em que loja comprar, seja por um filho, irmão mais novo ou um criador de conteúdo. Segundo o relatório Consumer View, feito pela National Retail Federation (NRF), 87% dos pais norte-americanos afirmam que consultam e são influenciados pelos seus filhos a comprar determinado produto ou serviço.

As gerações e as tecnologias

Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964, valorizam a estabilidade e são mais desconfiados considerando que vieram pós-guerra. A TV e o rádio sempre foram o maior canal para eles.
Geração X: nascidos entre 1965 e 1980, são mais propensos a testar o novo e acompanharam as mudanças na forma de pagamento. Diferente dos Baby Boomers, estão mais inclinados a parcelarem compras e até a comprar on-line.

Geração Y (millenials): nascidos entre 1981 e 1994, acompanharam de perto a chegada da internet e as modificações da tecnologia, como a evolução do celular. Tem redes sociais e tendem a fazer compras on-line por impulso.

Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010 – representam 20% da população brasileira – tem características parecidas com os millenials, mas são ainda mais conectados e dispostos a testar tecnologias. É muito mais fácil a geração z comprar pelo celular do que a geração y. Quando compram priorizam seus princípios e consultam diversas avaliações antes de fazer a compra.

Geração Alpha: nascidos a partir de 2010, ainda são crianças e adolescentes, mas já sabem influenciar muito bem. Diferente das outras gerações, eles pouco separam o mundo físico do digital, suas vidas acontecem a partir de telas e sentem necessidade de compartilhar tudo.

Quais são os comportamentos que o varejo deve se atentar?

Considerando que a geração Z é economicamente ativa, vale se atentar principalmente a ela, porém, construindo estratégias que também conversem com a geração alpha:

Redes sociais
As outras gerações também estão nas redes, mas vale um ressalto para a alpha. Eles passam a maior parte do tempo no TikTok. Se a primeira vista pode aparentar ser mero entretenimento, é o lugar de conhecer e ver as próximas compras.

Além disso, é o ambiente onde eles criam conteúdo e fazem questão de mostrar o que compram ou ganham, influenciando pessoas de diversas idades. Se alguém faz um vídeo mostrando seu novo jogo de videogame, pode muito bem influenciar pessoas mais velhas com filhos para presentear ou que também gostam de videogames.

Atualmente a comunicação pelas redes sociais é uma das melhores estratégias para os varejos. É como se fosse uma vitrine, onde é possível mostrar o produto mais de “perto” e como funciona, além do viés da recomendação, o que é recomendado por alguém confiável é bem mais desejado.

Facilidade no pagamento
Se as outras gerações eram apressadas, as novas são ainda mais. Elas compram pelo celular e adoram a possibilidade de compras em um click, porém, diferente do que se pode imaginar, a geração z gosta de frequentar lojas físicas, mas com a possibilidade de usar o cartão por aproximação e o autoatendimento. O caminho é mesclar o que já funciona com o digital.

Questões sociais, políticas e ambientais
Por serem nativos digitais, são as gerações que mais buscam na internet, seja a avaliação de um produto onde comprar ou a reputação de uma marca. Na última eleição algumas marcas se posicionaram nas redes sociais, a atitude mostrou que os consumidores podem apoiar ou deixar de comprar uma marca simplesmente por ter um posicionamento político diferente. Os princípios são mais fortes para as novas gerações.

A sustentabilidade é outro ponto. As novas gerações são as mais preocupadas com o meio-ambiente e fazem questão de comprar produtos que se atentem aos seus materiais e processos de produção, por isso, são mais atentas a ler etiquetas, descrições e rótulos.

Varejista, o que você tem feito para se adaptar aos novos consumidores?