Com Halloween e Dia das Crianças, São Paulo cresce em vendas no varejo em outubro

segunda-feira 18 de novembro de 2019

POR: MAPA Comunicação

A cidade de São Paulo, principal praça de consumo do Brasil, registrou crescimento
de 2,20% de vendas no varejo em outubro. Esse indicador positivo é comparado com
o mesmo mês de 2018, segundo a Associação Comercial de São Paulo, a ACSP.

Ao esmiuçar o modo de compra, as vendas à vista aumentaram 3,7%. Por sua vez,
as transações a prazo subiram timidamente 0,6%.

Ainda que tenha calculado um resultado positivo, a associação acredita que as vendas
foram fracas. E atribui a isso dois fatores, um que aos poucos cai no gosto do
brasileiro e outro já consolidado há décadas e mais décadas: a Black Friday e festas
de fim ano, como Natal e réveillon.

Outubro também marca uma festa internacional, muito tradicional nos Estados
Unidos, que tem se popularizado no Brasil. O Halloween, realizado em 31 de outubro,
também tem se destacado por celebrações que antecedem e sucedem a data.

Para a ACSP, o saldo positivo nas transações à vista se dá pelo Dia das Crianças e
Halloween. Isso porque os produtos são de menor valor e, em consequência, os
clientes decidem pagar na hora e não fazer nenhuma dívida.

Já alta pouco perceptível das transações a prazo, por outro lado, pode demonstrar
cautela do consumidor em outubro para efetivação de compras de bens duráveis em
novembro e dezembro”, avalia a entidade, nas palavras do economista Emílio Alfieri.

Para o último trimestre do ano, segundo o profissional, a antecipação do saque do
FGTS deve melhorar as vendas em relação aos últimos três anos. Aliado a isso
também está a queda de juros que, na sua visão, beneficia compras de maior valor.

Quando se fala de outubro a dezembro, não há como não fugir das festividades já
mencionadas acima. A Black Friday, em especial, não apenas está mais familiarizada
ao gosto do cliente, como também de quem vende.

Os empresários brasileiros – e não apenas os de São Paulo – estão mais confiantes
com a sexta-feira de promoções. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra
que 21% dos empresários das áreas de serviços e comércio devem participar da
Black Friday.

Caso a previsão seja confirmada, haverá um crescimento significativo na
participação, pois, em 2018, 16% dos empresários fizeram parte da data de compras.

Eles acreditam que a Black Friday deve ser uma oportunidade para conquistar clientes
e, claro, aumentar as vendas. Quarenta e três por centro deles projetam que as
vendas serão melhores do que as do ano passado, 32% falam em estabilidade e, por
fim, 11% pensam que as vendas serão menores.