Black Friday: consumidores em lojas físicas devem ser igualar aos de internet, revela Google
segunda-feira 21 de outubro de 2019
POR: MAPA Comunicação
Estamos há pouco mais de um mês para a Black Friday, que acontecerá em 29 de novembro no Brasil. E engana-se quem pensa que o brasileiro vai deixar para pensar no que comprar somente na última hora.
Enquanto algumas lojas vão oferecer promoções apenas na concorrida sexta- feira, outros estabelecimentos colocarão na prateleira seus produtos com antecedência. Uma recente pesquisa encomendada pelo Google, em parceria com a consultoria Provokers, revela tendências que os varejistas de todo o país devem ficar atentos.
Mesmo em tempos de crise econômica acentuada, a importância do preço será menor em 2019. Para 54% dos entrevistados, os motivadores na hora da compra apontam para confiança e nível de serviço.
Os proprietários de lojas físicas pelo país podem ler essa notícia com um sorriso estampado no rosto. A experiência de compra nesses lugares é única, pois além das condições de pagamento especiais, é ali que o cliente vai poder testar seu produto, olhar outras opções e – quem sabe – adquirir outros itens.
Aliás, se o preço não é mais a razão número um, os profissionais que se prepararem melhor para a Black Friday, seja em atendimento ou em produtos, chamarão mais atenção dos brasileiros
Informações sobre a pesquisa:
- 1.500 pessoas participaram
- 99% dos brasileiros conhecem a Black Friday – 79% pesquisam com antecedência
Algo inédito acontecerá na Black Friday brasileira em 2019. A pesquisa revela que os compradores de lojas físicas devem se igualar ao online. Ao Google, os 37% dos entrevistados disseram que irão comprar apenas em lojas físicas. Em outras palavras, vendedores e vendedoras podem abrir as portas, pois os clientes vão chegar em peso.
Informações sobre a pesquisa:
- Gasto médio dos consumidores será de R$ 1.330
- 69% já sabem o que vão comprar
- Veículos (300%), planos de celular (250%), imóveis (200%) e alimentos (100%) são itens “curiosos” em alta
Aliás, o brasileiro está cada vez mais familiarizado com a Black Friday. Se por um lado ele já conhece essa ação de vendas com descontos, por outro ele espera que a novidade não dure apenas 24 horas de uma sexta-feira. Um total de 76% dos participantes espera promoções mais duradouras, que podem cobrir uma semana ou até mesmo o mês de novembro.