Dia das Mães: varejo pode movimentar R$ 28,16 bilhões na data, segundo pesquisa

quarta-feira 4 de maio de 2022

POR: coopvarejo

Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) prevê um bom retorno para o varejo.

Com o avanço da vacinação e a redução dos casos de Covid-19, a expectativa é que as vendas em datas comemorativas sejam altas. A Páscoa deste ano já se demonstrou mais otimista em relação aos anos anteriores. E agora é a vez da data considerada o “Natal do primeiro semestre”: o Dia das Mães.

A pesquisa para o Dia das Mães feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica que 79% dos consumidores devem fazer ao menos uma compra no período e 127,2 milhões têm a intenção de presentear alguém na data, podendo movimentar em média R$ 28,16 bilhões no varejo.

A volta das reuniões familiares

Com um sentimento maior de segurança, as famílias devem retomar as celebrações. Além de todo o apelo emocional por se tratar de mães, a data em 2022 ainda será marcada com a característica de “volta ao normal”. A possibilidade de estar perto de quem se ama faz com que mais pessoas queiram celebrar. Segundo a pesquisa da Behup, 71% dos entrevistados querem celebrar ao lado da família. Já o percentual de pessoas que não costumam comemorar está abaixo de 18%.

O retorno das celebrações presenciais pode ser positivo para as vendas. Conforme a pesquisa da CNDL em parceria com o SPC, 33% dos consumidores esperam gastar mais: 41% querem comprar um presente melhor e 25% querem comprar mais presentes.

Falando em mais presentes, as mais presenteadas, além das mães (76%), devem ser as esposas (19%) e as sogras (18%). E os presentes campeões de vendas são:

44% roupas, calçados e acessórios
37% perfumes
23% Chocolates
23% Cosméticos

Fora os presentes, mercados também podem ter uma boa expectativa, considerando a volta dos almoços e churrascos para celebrar a data.

Retorno presencial

Com a reabertura de comércios físicos e a flexibilização, as lojas físicas – diferente dos outros anos – aparecem como o principal local de compras. A pesquisa da CNDL em parceria com o SPC indica que 75% pretendem comprar em lojas físicas sendo 31% em shoppings e 24% em lojas de rua.

Já a internet aparece em segundo lugar com 44% de pretensão de compra. E as compras on-line devem acontecer principalmente em sites de varejistas nacionais (58%), varejistas internacionais (43%) e de lojas de cosméticos (36%).

Varejo: estratégias para adotar

Na hora de escolher onde comprar o presente de Dia das Mães, 42% dos consumidores dizem escolher pela atratividade do preço, 36% por qualidade e 32% em lojas com promoções. Os dados podem ser úteis para os comércios varejistas criarem estratégias de vendas:

Campanha emocional

A data tem um apelo emocional gigante, por isso, as campanhas que têm conteúdo (não usar simplesmente feliz dia das mães) e contam uma história são ótimas para atrair clientes. A campanha inclusive pode começar bem antes da data, ser divulgada em redes sociais quanto em lojas físicas.

Redes sociais

Por mais que o objetivo não seja vender on-line, as redes sociais podem ajudar a divulgação antecipada da campanha e das ofertas de produtos. As redes sociais também podem ser usadas para interagir e entender melhor o que os clientes esperam.

Preço e promoções

Pensando no momento exato da compra em lojas físicas, é bom destacar os produtos que têm o melhor custo benefício ou têm descontos altos. Se não for possível mexer no preço, pode tentar estratégias como ganhar um brinde ao comprar um produto ou ter um desconto no segundo produto.

Já se preparou para o Dia das Mães?