A relação das cooperativas com a qualidade de vida no trabalho

As cooperativas foram importantes para reforçar direitos na sociedade e no ambiente de trabalho

sexta-feira 26 de agosto de 2022

POR: coopvarejo

Desde os primórdios da sua história, o cooperativismo tem como base a colaboração, o trabalho em equipe e a assistência, mas os direitos humanos – incluindo os trabalhistas – também sempre foram pontos importantes no cooperativismo.

Não é coincidência que a primeira cooperativa surgiu durante a Revolução Industrial, quando as empresas queriam lucrar a qualquer custo,
colocando seus funcionários em péssimas condições.

Antes da pressão das cooperativas e outros movimentos trabalhistas, os funcionários tinham jornadas longas de trabalho que os levavam a exaustão, ganhavam salários baixos, ficavam em condições insalubres e “benefícios” era um termo que não existia naquela época.

Toda a exploração resultava em pessoas doentes que paravam de produzir e inúmeros casos de desmotivação. Os funcionários não conseguiam ter nenhuma ligação com as empresas e continuavam a trabalhar apenas por dinheiro.

O equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida    

No mundo cooperativista, se entende a importância do trabalho para o indivíduo e para a sociedade enquanto se entende a importância da qualidade de vida.

Não é o excesso de trabalho que torna alguém produtivo, mas a qualidade de vida, que envolve:

·       Tempo (seja para família, descanso ou estudo)

·       Salários bem remunerados

·       Benefícios

·       Ambientes saudáveis

·       Espaço para crescer profissionalmente

·       Liberdade para se expressar

·       Pausas durante a jornada de trabalho

Cooperativismo e direitos humanos

Os pilares do cooperativismo e os princípios seguidos até hoje têm como base os direitos humanos, como a liberdade, a democracia e a justiça social.

As cooperativas asseguram um desenvolvimento social e econômico mútuo: a sociedade se beneficia; os cooperados mantêm empregos com bons salários, em ambientes saudáveis e condições favoráveis para a promoção da qualidade de vida.

A CoopVarejo trabalha para que todos seus cooperados tenham todos os direitos atendidos, se sintam bem e possam ser produtivos de uma forma equilibrada enquanto constroem uma história profissional ao nosso lado e ao lado de nossos clientes.