64% dos brasileiros preferem fazer compras em lojas físicas
segunda-feira 14 de outubro de 2019
POR: MAPA Comunicação
Você provavelmente ouviu dizer que nada substitui fazer compras em lojas físicas, certo? Em meio a tantas mudanças tecnológicas e de mudança do consumidor, ele ainda prefere a experiência de escolher seu produto no varejo.
É o que afirma uma pesquisa recém-lançada pela plataforma de trade marketing digital Lett, em parceria a plataforma pesquisas Opinion Box. As empresas descobriram que 64% dos consumidores brasileiros preferem comprar em lojas físicas, ou seja, quase dois terços, contra 36% que optam pelo online.
Informações sobre a pesquisa:
- 2.178 pessoas participaram
- Pessoas com 16 anos ou mais
- 6,6% acreditam que os e-commerces pioraram no último ano, e 4,3% indicam que pioraram muito
Isso indica que o olho no olho, o contato com um funcionário qualificado e a oportunidade de ver o produto que interessa de perto são fatores essenciais para quem consome no Brasil.
É fato que um profissional de vendas preparado vai estar à frente dos demais para atender seu cliente. O estudo indica que 28,5% das pessoas sempre pesquisam preços online quando estão dentro de uma loja física. Por sua vez, 12,9% dos brasileiros “raramente” e 7,6% “nunca” o fazem.
Seja um calçado ou um computador, é sempre recomendável fazer com que o seu cliente se sinta como parte daquela experiência de compra dentro da sua loja. É só nesse lugar que ele vai poder avaliar o que ele tem interesse, sentir o material do produto e, claro, poderá sair dali com o produto em mãos e pronto para usar – sem a necessidade de pagar frete ou esperar uma semana para que a entrega chegue em sua casa.
Um dado curioso dessa mesma pesquisa revela que 18% dos consumidores brasileiros preferem conversar com o vendedor da loja física quando procuram informações.
Dessa forma, existe uma parcela significativa da população que confia na conversa e na capacidade desse profissional de tirar dúvidas, sugerir algo melhor ou até mesmo um produto que o potencial cliente desconhece.
Aliás, um bom atendimento não se dá apenas com palavras, que tal uma conversa com cafezinho? Afinal, o cliente pode ter muitas perguntas e disporde um tempo – cada vez mais raro – para entender o que é melhor para ele.