5 tendências para apostar no varejo em 2023

A tecnologia está presente em quase todas as apostas para o próximo ano.

segunda-feira 12 de dezembro de 2022

POR: coopvarejo

 

Preparado para o próximo ano? 2022 foi o ano de “voltarmos a normalidade” gradualmente. Foi um suspiro após 2 anos intensos e preocupantes. Agora, adaptados e com sentimento maior de segurança, 2023 será o ano de inovar.

No varejo, será um ano de muitas oportunidades e de crescimento, principalmente para as lojas que incluírem no planejamento as tendências de mercado.

Jornada híbrida
Cada vez mais comum, a jornada de compra começa em um canal e é finalizada em outro. E não é só isso, durante a jornada, o cliente pode explorar diversos canais.
A ideia aqui é mapear todos os cenários possíveis (são muitos) e alinhar com estratégias de omnichannel.

Espaços sensoriais e de experiência
Se uma parte do público prefere o conforto de comprar on-line e receber tudo em casa, outros têm a necessidade de ver de perto e experimentar o que pretendem comprar. O que atrai o consumidor a loja física é exatamente a parte sensorial.
Além do segmento de vestuário, diversos varejos podem apostar em experiências que fogem do comum. Por exemplo, possibilitar o teste de produtos eletrônicos de forma imersiva ou oferecer uma aula de culinária com os alimentos ofertados.

Marketplaces
De acordo com uma pesquisa da Dito em parceria com a Opinionbox, 90% das pessoas entrevistadas compram em marketplaces. Apesar de não serem novidades, a tendência é ficarem ainda mais forte para o próximo ano.
Além de ser mais um canal de venda, também é um espaço de visibilidade para a loja.

Live Commerce
Na mesma pesquisa citada acima, 40% dos entrevistados disseram que já compraram durante uma live commerce.
Para quem ainda não conhece, a live commerce é uma transmissão on-line (via YouTube, Instagram etc.) para a divulgação de produtos. Alguém da marca ou um apresentador contratado, apresenta detalhadamente os produtos, tira dúvidas e interage com o público.

Assinatura de produtos
Muito comum no setor de livros e maquiagens, a ideia é fidelizar o cliente por mais tempo e em troca oferecer comodidade e desconto. O consumidor assina o recebimento mensal de determinados produtos fixos ou não.
A marca Glambox tem o clube de beleza, onde oferece diversas opções de assinatura e a cada mês envia produtos variados. Nesse caso, além de usar a estratégia de assinaturas, usa da experiência para atrair os clientes, que a cada mês se surpreendem com os recebimentos.

Já pensou em quais dessas estratégias você vai usar no seu varejo em 2023?