5 argumentos de vendas que todo vendedor deve saber
A Coopvarejo elencou algumas técnicas para ajudar você a vender muito mais.
segunda-feira 7 de novembro de 2022
POR: coopvarejo
Vendedor? Gerente? Se você está no ramo de vendas, é importante trabalhar argumentos e a persuasão para vender mais.
Para ajudar, a CoopVarejo selecionou os principais argumentos que qualquer pessoa da área deve ter conhecimento.
Faça você a pergunta
De acordo com o autor Daniel Pink, do livro Saber Vender é da Natureza Humana, quando você pergunta a alguém, a pessoa desenvolve suas próprias motivações e, com isso, ela passa a acreditar que o que está sendo vendido é uma boa escolha.
Sabe quando seu cliente está na dúvida se compra ou não? Diga “Com todos esses benefícios, você acredita que o produto facilitaria seu dia a dia?”.
Convença alguém com um tweet
Muitos influenciadores digitais convencem seus seguidores a comprar determinado produto com um tweet ou até com menos.
Este tipo de argumento curto é importante para trabalhar com clientes com pressa ou simplesmente sem paciência.
Faça um teste, pegue um produto qualquer e tente resumir suas características de uma forma atrativa em até 140 caracteres.
Olha esse exemplo com 137 caracteres:
O gelo acabou e comprei outro saco, mas com pedaços grandes, coloquei no liquidificador para triturar e consegui usar nos drinks. Até gelo ele tritura, acredita?
Conte uma história como a Pixar
O exemplo acima era sobre argumentos curtos, mas ele também serve para ilustrar como funciona o storytelling nas vendas.
No caso, a pessoa trouxe uma situação que aconteceu, da falta de gelo e como usar o produto para salvar a “festa”.
A Pixar, o maior estúdio de animações do mundo, tem a seguinte lógica para a criação de suas histórias:
• Era uma vez
• Todos os dias
• Um dia
• Por causa disso
• Até que, finalmente
Você também não precisa literalmente contar histórias, mas trazer uma narrativa que os fatos sobre os produtos se conversem do começo ao fim.
Seja o último romântico
O emocional é importante para algumas vendas. Tem uma relação forte com vendas de casa e carro, mas também pode ser aplicado em outros produtos: o casal que quer comprar o berço para o filho que estão esperando ou o jovem que guardou dinheiro para comprar o tênis que sonhou.
Use o quê de fato motivou a pessoa a querer o produto que está buscando para desenvolver a conversa.
No caso do berço, não é só sobre falar o quanto o material é bom, mas quanto o material bom é importante para a segurança e o conforto do bebê.
Encontre a palavra
Assim como o argumento do tweet, aqui o que prevalece é o resumo. É sobre conseguir ligar o produto a uma palavra e transformar a palavra no motivo da venda.
Vale trabalhar a escuta e entender muito sobre o produto que está vendendo. Assim, você consegue encontrar uma palavra que se encaixa com o quê o produto oferece e, ao mesmo tempo, soluciona o problema do cliente.
Você já conhecia esses argumentos? Já usou no seu dia a dia?